top of page

EVENTOS ANTERIORES 

PETFLIX: EXPLICANDO

       A atividade PETFLIX teve como intuito a melhor formação em temas polêmicos e atuais do conhecimento, para toda a comunidade interna e externa da universidade. Para isso, foi utilizado como base a série documental “Explicando”, que trata sobre os mais variados assuntos, dos mais variados campos. Trata-se de um programa de cunho jornalístico, que discorre desde questões científicas a informações sobre temas da atualidade. O programa tem um formato discursivo, mas com uma narrativa leve e atraente para uma diversidade de audiência. Os roteiros demonstram que cada episódio da série envolve um extenso trabalho de pesquisa séria. Essa atividade elaborada pelo grupo, teve como objetivo desenvolver a consciência crítica da comunidade interna e externa frente a questões sociais polêmicas ligadas a várias áreas de conhecimentos, além de promover uma dinâmica diferenciada com auxílio de imagens e conversas para fomentar a construção do conhecimento.

 Petalks Antropoceno

A consciência de que a humanidade está transformando o mundo não se revela nova. As atividades humanas estão exercendo impactos crescentes sobre o meio ambiente em diversas escalas e, em muitos aspectos, superando processos naturais. Com o notável efeito que as ações do homem passaram a surtir na Terra, criou-se o termo “Antropoceno” a fim de nomear a época geológica atual. Tendo em vista que as forças das ações humanas tornaram-se tão significativas quanto às forças geológicas naturais, escolheu-se o Antropoceno como a temática central da segunda edição do PETalks. A partir dele, quatro temas foram escolhidos para guiar cada um dos quatro eventos que foram realizados: meio ambiente, cultura, tecnologia e comportamento alimentar. Cada evento contou com dois ou mais convidados que abordaram diferentes problemáticas acerca do consecutivo tema - iniciando uma roda de conversa informal, com o objetivo de atrair o público para participar da mesma com questões ou argumentos. 

S.O.S Mata Atlântica

 

Trata-se de um caminhão adaptado pela SOS Mata Atlântica para servir de palco à exposição. O veículo permanece em cada cidade de uma a duas semanas, período em que a equipe de biólogos e educadores ambientais da ONG promove atividades gratuitas e destinadas ao público de todas as idades. Algumas dessas atrações são organizadas pela própria SOS Mata Atlântica, e outras por meio de parcerias locais. Dentre elas, destacam-se: palestras, oficinas, jogos educativos, exposições, apresentações artísticas, exibições de vídeos e maquetes interativas, análise de água de rios da região, etc. Qualquer pessoa pode participar e o projeto conta com uma estrutura própria para receber deficientes físicos. - See more at: http://www.sosma.org.br/projeto/a-mata-atlantica-e-aqui-exposicao-itinerante-do-cidadao-atuante/#sthash.yGxV7npn.dpuf

Simpósio de Biopoder e Biomanipulação
 

​​Os grupos PET Biologia junto ao Centro Acadêmico de Biologia, coordenados pela Professora Claudia Regina Bonini-Domingos, realizam, entre os dias 21 a 23 de agosto, o I Simpósio de Biopoder e Biomanipulação. 

"Biopoder, é um termo criado pelo filósofo Michel Foucault e traz alguns aspectos consigo, como o poder em que o ser humano, exerce sobre a vida, manipulando-a através de tecnologias desenvolvidas e sobretudo o poder que o estado exerce sobre os demais seres humanos, tendo inclusive um tom político.Embasado nisso, iremos realizar um evento com assuntos que visam tratar da manipulação do ser humano nos organismos e no meio em que vive", assim os organizadores definem o evento em sua apresentação.

O foco está na abordagem de temas que são pouco ou não abordados dentro da grade da graduação. 

O evento é aberto a comunidade interna e externa do Ibilce. 

Minicurso de Enzimas Mircrobianas na indústria

​​
Aplic
ação de enzimas microbianas na indústria de alimento, bioetanol, dentre outras. Minicurso com parte prática de extração de suco de polpa de frutas usando complexo enzimaticos.

Este minicurso acontecerá no dia 27 de setembro de 2014 as 18 horas, será ministrado pelo biólogo Lucas Vinícius Trindade, no  Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE/UNESP.

ENAPET

 

A 19ª edição do Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET) deste ano será realizado na cidade de Santa Maria, nos dias de 28 de julho a 02 de agosto e está sendo organizado pelos grupos PET da Universidade Federal de Santa Maria.

Neste ano o evento retorna a região sul depois de 8 anos (XI ENAPET em Florianópolis - 2006) e ao Rio Grande do Sul depois de 15 anos (IV ENAPET em Porto Alegre - 1999).

Os organizadores convidam todos para virem a Santa Maria participar do evento com o objetivo de discutir sobre inovação dentro do programa PET, bem como, a formação acadêmica do petiano dentro do mesmo. O tema do evento é: “Inovação e formação: o desafio dessa construção”.

Contamos com a sua participação.

17, 18 e 19/11 de 2014 - Ciclo de Seminários: Mistérios da Humanidade

​​

O ciclo de semináriofoi realizado nos dias 17, 18 e 19 de novembro no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE\UNESP, onde todos os integrantes do Programa de Educação Tutorial irá realizar uma apresentação relacionada aos mistérios que nosso mundo e sociedade apresentam, tendo temas como "As piramides do Egito", "Combustão humana espontânea", "Matéria e Energia Escura", "Ilha de Páscoa" e entre outros. Participe!

 

10/12 - Discussão do livro "Reflexos do Baile"

​​

Dia 10 de dezembro, no IBILCE/UNESP, realizado pelo grupo Programa de Educação Tutorial (PET-Biologia) do Instituto. Essa atividade tem como objetivo discutir e ponderar acerca do livro "Reflexos do Baile. 

Sobre o livro: A partir de sua relação com fatos recentes da historia brasileira, o romance Reflexos do Baile (1976), de Antonio Callado, apresenta uma narrativa desafiadora do projeto de escrita que parecia predominar na obra do autor até seu lançamento. Por meio da organização fragmentaria da matéria narrativa, que inclui a intertextualidade irônica e paródica com vários dados históricos, Callado constrói um texto em mosaico, o qual cria obstáculos à captação do enredo, obrigando a uma leitura mais demorada da obra. O presente artigo busca enredar-se nas possíveis interpretações desse desafio, levando em consideração os textos críticos que já se arriscaram nesse caminho e propondo um olhar pautado especialmente na investigação da maneira como a historia se faz presente no romance.

 

Reflexões Sobre o Ensino

​​

Dia 11 de Outubro, no período da manhã, ocorrerá o evento “Reflexões Sobre o Ensino”, no IBILCE/UNESP, realizado pelo grupo Programa de Educação Tutorial (PET-Biologia) do Instituto. Essa atividade tem como objetivo discutir e ponderar acerca dos métodos tradicionais de ensino que predominam na educação brasileira, e do surgimento de diferentes metodologias que atualmente ganham espaço nesse panorama educacional do país, desde o Ensino Fundamental até o Superior. 

O evento acontecerá por meio de um debate, no qual cada profissional convidado terá de 15 a 20 minutos para expor sobre uma determinada metodologia de ensino. Ao final das explanações, será aberto o debate com o público.

Os temas abordados e discutidos serão: Metodologias de ensino e suas problemáticas, Aprendizado baseado em problemas (Problem-Based Learning – PBL), Medicalização na educação e Novos horizontes da educação (Escola da Ponte).

 

Discussão do livro: "A Grande Orquestra da Natureza"

 

A atividade foi realizada no dia 4 de novembro no IBILCE\UNESP. A obra é escrita pelo músico e naturalista Bernie Krause que é um dos maiores especialistas do mundo em sons naturais e passou a vida descobrindo e gravando o coro de vozes da natureza. Em uma busca do que há além da barulheira das buzinas e do zumbido das máquinas, ele encontrou os últimos lugares selvagens onde as paisagens sonoras permanecem praticamente inalteradas desde quando os primeiros seres humanos povoaram a terra. Krause compartilha descobertas fascinantes sobre a importância do ambiente auditivo para a sobrevivência animal e os efeitos nocivos do ruído sobre o delicado equilíbrio entre presa e predador.

Mas as paisagens sonoras não são vitais apenas para o reino animal; Krause explora o modo como a miríade de sons e ritmos naturais formou a base de onde emergiu nossa própria expressão musical. Dos estampidos dos camarões-pistola e do canto das jubartes - cuja voz, se não houvesse obstáculos, daria a volta ao mundo em questão de horas - ao estalo das geleiras e ao rugido das grandes tempestades; da Amazônia, onde gravou a atividade noturna das onças, à Virunga, na África, onde teve contato com os gorilas-das-montanhas. Krause nos traz uma narrativa intensa e personalíssima da profunda conexão entre os sons e os ritmos do planeta.

 

Minicurso Bem vindo à Biologia: o que posso fazer agora? - 2017

Atividade destinada aos bixos da Biologia, a qual aborda assuntos e fomenta discussões relacionadas ao mercado de trabalho, contemplando as áreas de atuação do profissional formado em bacharel e licenciatura, e aspectos gerais da vida universitária.

 

14 a 18/12 Curso de Campo - Mata Atlântica "Reserva Betary"

 

Apenas 7% da área original da Mata Atlântica ainda permanece de pé. Mesmo assim, a riqueza da sua biodiversidade impressiona: seus remanescentes contam com mais espécies vegetais do que toda a América do Norte. Uma amostra dessa fauna e flora exuberante é observada de perto no Instituto de Pesquisas da Biodiversidade (IPBio). O Instituto, com sede em São Paulo, tem sua primeira filial localizada na Reserva Betary, uma área preservada de 60 hectares, em Iporanga (SP), há 330 km de São Paulo e 190 km de Curitiba. O local é destinado à pesquisa e ao ensino sobre a Mata Atlântica e seus segredos, além de comportar a atividade turística. Cogumelos bioluminescentes, plantas ornamentais, uma imensidão de anfíbios, tudo isso e muito mais pode ser observado a partir da infraestrutura do IPBio, que conta com sala escura, estufa, lago com cinco janelas submersas, aquários, laboratório com biotério (espaço para criação de animais), sala de aula, área de convivência, casa de hóspedes e restaurante. Algumas trilhas permitem usufruir da natureza no perímetro da reserva. O espaço oferece, mediante agendamento, visitas noturnas que permitem a observação da intensa atividade da fauna durante a noite.

 

 

A visita técnica ao Hospital de Câncer de Barretos, mais especificamente ao Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular – CPOM, tem como objetivo mostrar aos alunos do Curso Ciências Biológicas as possíveis oportunidades de mercado de trabalho, onde haverá uma oportunidade de saber o que consiste em trabalhar na CPOM, os meios para ingressar ali (estágios, empregos, etc), além de conhecer um pouco das diferentes linhas de pesquisas desenvolvidas na CPOM. Propiciando ao aluno uma melhor preparação de como enfrentar o mundo profissional

VISITA TÉCNICA: HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS
Projeto Reflorescer

O projeto visa a execução de uma horta medicinal comunitária por idosos residentes de uma casa de repouso, através da orientação e acompanhamento dos alunos da graduação, visando complementar o crescimento de todos os envolvidos em aspectos cognitivos e educacionais.

Para o embasamento teórico da elaboração de hortas comunitárias, serão oferecidos dois Minicursos abertos a todxs ao longo do ano, sendo o primeiro com a temática Compostagem e Germinação e o segundo Plantas Medicinais e Florais.

O projeto permitirá aos alunos a vivência de uma experiência não presente na estrutura curricular convencional, favorecendo as formações acadêmica e cidadã, estimulando a construção e aprimoramento do conhecimento compartilhado entre os alunos envolvidos, além da disseminação do aprendizado adquirido para um público externo ao do campus, visando assim a formação completa dos alunos envolvidos, fundamentada no tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão.

WORKSHOP - NATUREZA EM FOCO: PRODUZINDO DOCUMENTÁRIOS

O Workshop - Natureza em Foco: Produzindo Documentários é uma atividade proposta pelo PET-Biologia que visa a produção de documentários biológicos e tudo que envolve esse processo (como edição de vídeo, fotografia, roteiro e etc).

 

O workshop será completo, e terá duração de uma semana, do dia 22 a 26 de maio, das 18h as 22h.

Mini Curso: Bem vindo à Biologia o que posso fazer agora? - 2015

​​O ingresso na Universidade, traz grandes mudanças e grandes dificildades para os calouros, rotinas novas, amizades diversas, entre as problematicas do ingresso dos alunos na Universidade, em especial ao curso de Ciências Biologicas, em nosso Instituto, observamos uma evasão dos alunos e principalmente a falta de conhecimento, sobre o sua nova realidade e sobre as escolhas que podem ser feitas pelos alunos ao longo dessa nova realidade, como a escolha entre as modalidades licenciatura e bacharelado. Sabendo desses conflitos o PET Biologia realiza um mini curso, tentado esclarecer as dúvidas inicias dos ingressantes do curso de biologia.

 

 

Sudeste PET

​​
Todos os anos os programas PETs do Sudeste se reunem em um encontro regional, o Sudeste Pet, esse encontro tem por objetivo, pensa, discutir e propor novas propostas e direções para o caminho da Educação Tutorial. 

Esse ano o encontro foi realizado na cidade de Seropédica, no estado do Rio de Janeiro.

O XIV SudestePET é um evento de integração da comunidade petiana da Região Sudeste, ele busca fomentar discussões que resultem em ideias de inovação para serem adotadas pelos grupos PET. O evento será hospedado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) entre 18-20 Abril de 2014.

O evento contará com mesas redondas, grupos de discussão, grupos de trabalho, apresentação de trabalhos além dos tradicionais eventos festivos.

O grupos PET da UFRRJ, IFRJ e UERJ tem o prazer de convidar os petianos, tutores, professores e pesquisadores e demais membros da comunidade. A presença de vocês é aguardada ansiosamente.

15 a 18/12 - Curso de Campo:  "Ecologia do Pantanal"
​​

 

Discussão do filme: "A onda"

 

A atividade foi realizada no dia 15 de abril no IBILCE\UNESP. A discussão foi mediada pelo professor Vladimir Miguel Rodrigues e pela Profa. Dra. Ana Maria Klein.
Sobre o filme: Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.

Minicurso de Referências Bibliográficas e Plataforma Lattes

 

A atividade foi realizada no dia 11 de maio no IBILCE\UNESP, ministrada pelo Biológo Renan Garcia de Oliveira, que falou sobre a plataforma Lattes e suas ferramentas; e o Doutor Edis Belini Junior que ensinou como utilizar a ferramenta de referências bibliográficas: Mendeley.  

Discussão do filme: Temple Grandin 

 

A atividade foi realizada no dia 18 de agosto no IBILCE\UNESP, o filme trata sobre Temple Grandin, uma mulher com autismo que revolucionou as práticas para o tratamento racional de animais em fazendas e abatedouros. Visitando a fazenda de sua tia Ann no Arizona em 1966, Temple inicia seu primeiro contato com animais, que influenciariam sua vida e carreira. A jaula para prender bovinos a inspirou na construção de um aparelho para si própria para refugiar-se de seus frequentes ataques de pânico.

Sua mãe Eustácia, mesmo com a recomendação médica de interna-la em uma intituição psiquiátrica, insiste em proporcionar-lheeducação formal. Em uma escola para crianças superdotadas, é encorajada por seu professor de Ciências, o Dr.Carlock. Este percebe seu talento em "pensar em imagens e conecta-las", e a incentiva a prosseguir sua educação em uma universidade.

Simpósio de Evolução Cultural

EVOLUÇÃO CULTURAL refere-se à transmissão dos traços culturais entre gerações e de sua mudança no tempo, e remete à diversidade espacial e temporal das culturas humanas. Muitas questões interessantes permeiam esse tema. Em que extensão a evolução cultural é genuinamente análoga à evolução biológica? Muitos animais exibem aprendizagem social e tradições comportamentais, mas a cultura humana apresenta complexidade e diversidade sem paralelo, e é inequivocamente um caráter cumulativo. A evolução cultural é então única na nossa espécie? Essas e outras questões relacionadas à evolução cultural serão abordadas no Simpósio sobre Evolução Cultural, organizado pelo PET – Biologia, e sob a coordenação da Profa. Dra. Claudia Carareto. O Simpósio, realizado nos dias 04 e 05 de setembro de 2015, no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, contará com minicursos, palestras e discussões sobre diversos aspectos da cultura humana, tais como a origem e a evolução da linguagem, a Memética (área do conhecimento a respeito das idéias e suas forma de transmissão), a evolução das propensões artísticas humanas, a influência da cultura sobre a sexualidade, além das características biológicas da cultura humana.  O debate sobre a existência de cultura acumulada em espécies animais, incluindo primatas não humanos e cetáceos também será abordado.

20 a 22/10 Ciclo de Seminários: "Música"

 

A atividade foi realizada nos dias 20, 21 e 22 de outubro no IBILCE\UNESP. Apresentado pelos próprios integrantes do PET Biologia, tem como intuito transmitir conhecimentos e curiosidades acerca da música e toda a sua amplitude.

bottom of page