Diereitos autorais: Bonsens-Tono
Diereitos autorais: Bonsens-Tono
Museu Virtual Represa
São José do Rio Preto - SP

MAS E O PLÂNCTON DO BOB ESPONJA?
O Plâncton da animação Bob Esponja é um representante do zooplâncton. Se observarmos os representantes do zooplâncton que foram apresentados, qual deles você acha que se assemelha mais com o Plâncton?
A presença de um único olho, o formato do corpo cilíndrico e as grandes antenas em forma de “remo” nos remetem a alguma coisa?
Aos copépodos?
Sim, é a esse grupo que o nosso querido Plâncton pertence!
Função e Importância do Plâncton
O fitoplâncton desempenha o mesmo papel das plantas, só que no ambiente aquático. Sendo assim, é o primeiro nível da cadeia alimentar nesses ambientes e serve de alimento para os herbívoros. Os integrantes do zooplâncton são os herbívoros em questão, eles se alimentam das algas do fitoplâncton, e servem de alimentos para peixes e pássaros.
Quer saber um pouco mais sobre cadeia alimentar?
Qualquer alteração ambiental, seja o aumento da temperatura, disponibilidade de luz ou quantidade de oxigênio na água, pode afetar a comunidade planctônica, aumentando ou diminuindo o número de organismos. Em qualquer um dos casos, as alterações podem ser decisivas para a manutenção das vidas. Por exemplo, com uma diminuição do fitoplâncton, o zooplâncton fica sem alimento e acaba diminuindo também, por consequência, os peixes que se alimentam desses organismos, também diminui. Isso é chamado de “efeito dominó”, no qual, uma alteração em algum dos níveis da cadeia alimentar, afeta todos os outros grupos que também a constituem.
A importância do zooplâncton é o elo que ele faz entre os produtores primários (fitoplâncton) e os consumidores secundários (peixes e aves), que normalmente são peixes e aves. Portanto, eles controlam a cadeia alimentar nos ambientes aquáticos.
Ademais, alguns integrantes do grupo podem ser utilizados como bioindicadores, devido a essa alta sensibilidade aos fatores ambientais. Como é o caso das Volvox sp. e cianobactérias que apresentam um alto desenvolvimento em ambientes eutrofizados.