top of page
Diereitos autorais_ Bonsens-Tono.jpg

Diereitos autorais: Bonsens-Tono

Cadeia Alimentar no Meio Aquático

Você consegue imaginar como a teia trófica se forma nos ambientes aquáticos?

     Nos rios, mares e lagos, existe um conjunto de organismos aquáticos microscópicos que chamamos de plânctons. Isso mesmo, plânctons! Assim como o Plâncton do “Bob Esponja”. Estes organismos minúsculos ficam boiando nas correntes d’água. Alguns deles, que são capazes de realizar fotossíntese, compõem o que chamamos de fitoplâncton. São, principalmente, pequenas algas que, assim como as plantas, não precisam se alimentar de outros seres vivos para obter energia. O restante destes pequenos organismos, que não são capaz de realizar fotossíntese, são chamados de zooplâncton. Eles se alimentam do fitoplâncton para obter energia.

Aqui no Museu Online da Represa, você pode encontrar uma seção apenas sobre os plânctons!

     

      Pois bem, o fitoplâncton faz o papel da base da cadeia alimentar nos ambientes aquáticos. Eles são os produtores, como vimos acima. O zooplâncton, geralmente, está na posição de consumidor primário. Alguns peixes se alimentam do zooplâncton e até mesmo grandes animais marinhos, como as baleias jubartes. 

Agora é com você!

     Baseado em tudo que aprendemos acima, vamos imaginar como funciona a teia trófica na Represa Municipal?

  • O fitoplâncton presente na água é a base de um início da teia no ambiente aquático.

  • O zooplâncton é o consumidor primário, que serve de alimento para diversos peixes, que também são predados por peixes maiores.

  • Algumas aves, se alimentam dos peixes, como já visto em algumas fotos.

 

     Na terra, a teia se inicia com as diversas espécies de plantas presentes na Represa. Certamente, alguns insetos e pequenos vertebrados a utilizam de alimento, assim como algumas aves (como as galinhas!) e as queridas capivaras. Também podemos encontrar anfíbios na Represa! Que são os sapos, rãs e pererecas, os quais se alimentam, principalmente, de pequenos invertebrados (insetos e aranhas). 

 

     Agora, propomos que você se desafie a imaginar como seria uma cadeia alimentar com os organismos presentes na Represa Municipal. Você consegue?

bottom of page