Diereitos autorais: Bonsens-Tono
Diereitos autorais: Bonsens-Tono
Museu Virtual Represa
São José do Rio Preto - SP

PEIXES
Você sabe quais peixes vivem na represa?
Na cidade de São José do Rio Preto/SP, mais especificamente na Represa Municipal, são encontradas 33 espécies distintas, distribuídas em 6 ordens e 16 famílias.
Os peixes são animais vertebrados aquáticos pertencentes ao grupo Craniata e abrangem cerca de 25.000 espécies. São animais que apresentam diversas cores, formas e tamanhos, abrangendo um grupo muito diverso, que contém, peixes ósseos, peixes cartilaginosos e os peixes sem maxila, conhecidos como lampreias, além de muitos outros. Esses animais tipicamente são ectotérmicos, ou seja, necessitam de fontes externas para a sua manutenção e controle de temperatura e ainda, representantes de fertilização externa. Esse tipo de fertilização é um dos aspectos mais estudados no grupo, já que se reproduzem e dão origem à diversos descendentes de forma mais dinâmica. Sendo assim, tornam modelo de estudo para diversas pesquisas científicas.

Direitos autorais: Hans

Direitos autorais: annca
Ordens e Famílias da Ictiofauna Rio Pretense encontradas na Represa Municipal.
Ordem Família Número de espécies
Characiformes
Characidae
Acestrorhynchidae Serrasalmidae
Anostomidae
Curimatidae
Erythrinidae
8
1
2
2
2
3
Perciformes
Cichlidae
6
Siluriformes
Clariidae
Callichthyidae
Loricariidae
1
2
2
Synbranchiformes
Synbranchidae
1
Cyprinodontiformes
Poeciliidae
2
Gymnotiformes
Gymnotidae
1
Hábitos alimentares:
Os hábitos alimentares são muito diversos, encontrando representantes em todas as categorias tróficas. Na represa foram identificados 9 hábitos alimentares distintos, os quais estão distribuídos na tabela ao lado.
Diferentes hábitos alimentares encontrados nos peixes da Represa Municipal de São José do Rio Preto/SP.
Hábito alimentar Itens principais da dieta
-
Iliófago Sedimentos
-
Zooplanctófago Microcrustáceos
-
Detritívoro Detritos
-
Piscívoro Peixes
-
Onívoro Algas, vegetais e insetos aquáticos
-
Herbívoro Algas e macrófitas
-
Perifitívoro Perifíton
-
Invertívoro Microcrustáceos e insetos aquáticos
-
Onívoro com
tendência à carnivoria
Detrito, cladóceros e vegetais
Reprodução
Antes da fertilização, é necessária o momento da desova, onde há liberação de produtos sexuais exclusivamente na água. Com isso ovócitos e espermatozóides são liberados para que ocorra a fertilização externa. De acordo com o que é possível ver na represa, podemos verificar a presença de peixes com uma desova total (comum em peixes migratórios) e àqueles que desovam parcialmente (comum em peixes que não migram). Ainda é possível verificar a presença de peixes vivíparos, ou seja, àqueles em que os embriões se desenvolvem internamente ao corpo da mãe sustentados por uma placenta (apenas os peixes encontrados da família Poeciliidae).
