top of page
qimono_Pixabay.jpg

Fonte: Pixabay

LIMNOLOGIA

O que será isso? 

 

    A Limnologia é a ciência que estuda os ambientes aquáticos continentais e não marinhos, como por exemplo, lagos; por meio desta, é possível conhecer ecossistemas aquático, bem como suas características químicas e biológicas. A Limnologia também ajuda na restauração e recuperação de ambientes aquáticos que estejam degradados. 

     No Brasil, ao contrário dos outros países, como a Finlândia, onde os lagos predominam, ocorre a predominância numérica de sistemas fluviais. Embora não possa ser reconhecida nas áreas nas quais houve a formação de grandes sistemas lacustres, como na Europa, pode-se agrupar os lagos brasileiros em pelo menos 5 grupos bem diferenciados:

  • Lagos Amazônicos;

  • Lagos do Pantanal Matogrossense;

  • Lagos e lagunas costeiras;

  • Lagos formados ao longo de rios de médio e grande porte;

  • Lagos artificiais.

A represa de São José do Rio Preto se enquadra como um lago artificial. 

Fonte: Pixabay

Você Sabia?

     No Brasil, as represas e açudes são formados principalmente pelo represamento de rios para atender os seguintes objetivos:

  • Abastecimento de águas;

  • Regularização de cursos;

  • Obtenção de energia elétrica; 

  • Irrigação, navegação, recreação, entre outros. 

Direitos Autorais: Pexels 

Importante!

   A construção de barragens, com a conseqüente formação de grandes lagos artificiais, produz diferentes alterações no ambiente, não apenas o aquático, mas também no ambiente terrestre adjacente.

   Um impacto que ocorre com frequência nos ambientes aquáticos é a eutrofização, processo no qual a entrada de matéria orgânica de esgotos domésticos e industriais, mas também entrada de fertilizantes na agricultura, causa um aumento na população de algas que acarreta na alteração da coloração da água e pouca entrada de luz no ambiente. 

   Consequentemente a isto, ocorre a morte dessa grande quantidade de algas e, subsequentemente, a sua decomposição, consumindo quase todo o oxigênio da água causando a morte de peixes e de outros animais.

Neste museu você encontra um tópico especial sobre a eutrofização 

 

  Outro problema muito grave é o desmatamento das matas ciliares, que são a vegetação localizada nas bordas dos ambientes aquáticos. As árvores dessa vegetação apresentam várias funções que mantêm os ambientes aquáticos preservados, como a retenção do solo nos barrancos evitando a erosão, evitam também que a temperatura da água aumente e servem de habitat para várias espécies animais, como os anfíbios, aumentando a biodiversidade local.

Alguma dúvida sobre esse assunto?

Confira o infográfico abaixo:

bottom of page