top of page
Diereitos autorais_ Bonsens-Tono.jpg

Diereitos autorais: Bonsens-Tono

AVES

Você que visitou o Parque da Represa de São José do Rio Preto com certeza já reparou na diversidade de aves que vivem lá.

 

     Neste ambiente foram registradas aproximadamente 140 diferentes espécies. Estes animais contribuem com o funcionamento do ecossistema, desempenhando funções tais quais:

 

  • Dispersão de sementes;

 

  • Polinização das flores;

 

  • Controle de espécies que fazem parte da sua cadeia alimentar.

 

A alimentação das aves também varia altamente de acordo com o nicho e a espécie. Vamos explorar alguns exemplos:

Frugívoros

 

     São animais que se alimentam de frutos e consequentemente contribuem na dispersão de sementes, armazenando-as no bico ou eliminando-as pelo trato digestório. Dessa forma, o sucesso de dispersão e germinação de diversas espécies de plantas dependem desse transporte.

 

Características do bico: algumas espécies podem apresentar um bico mais curto e côncavo para facilitar a sua alimentação com a polpa dos frutos, como é o caso do fim-fim e da saíra amarela; outras espécies, que apresentam o hábito de se alimentarem de frutas pequenas e inteiras, possuem um bico maior e mais fino, como por exemplo o tucano, presente também na nossa represa.

Carnívoros e Insetívoros

 

     Alimentam-se de insetos, pequenos mamíferos, outras aves, répteis e peixes.

Características do bico: algumas aves apresentam um bico reforçado em formato de gancho (conforme vemos ao lado) para facilitar sua alimentação, que, de maneira geral, é composta de pequenos vertebrados.

Direitos autorais: No-longer-here

     Por outro lado, algumas aves como a andorinha do rio, possuem o bico adaptado para a captura de insetos que vivem próximos à água, conforme ilustrado na figura

Piscívoros

         São aves que se alimentam de peixes, apresentando também algumas especializações para a captura. 

         Os Biguás são aves pretas que têm a capacidade de mergulhar e ficarem um bom tempo submersas para a captura de peixes. Apresentam um bico levemente curvado para baixo e desta maneira capturam os peixes e os engolem inteiro.

      Estas aves se locomovem no meio aquático com o auxílio dos pés e a habilidade de mergulho se dá pelo encharcamento das asas de modo que aumente o peso corporal, por esta razão, é comum observarmos várias destas aves no sol com as asas abertas para as secar.

   Os Martim-pescador-verdes são pássaros que vivem próximos à água e capturam os peixes em áreas mais rasas. Ao contrário do biguá, eles não têm o costume de mergulhar em busca do alimento. 

Direitos autorais: Jrperes

Nectarívoros

   Alimentam-se de néctar, um líquido açucarado produzido pelas plantas e secretado em glândulas especializadas presentes nas flores chamadas de nectários.

     Consequentemente, ao se alimentarem com o néctar essas aves conseguem capturar os grãos de pólen e levá-lo até outras plantas da mesma espécie, contribuindo assim com o processo de polinização e posterior formação de sementes.

Característica do bico: estas aves apresentam bicos compridos e extremamente finos a fim de que desta maneira consigam chegar até os nectários das flores, além disto, sua língua é maior que a estrutura do bico contribuindo para o recolhimento do néctar.

Fonte: Mídia Gratuita do Wix

Agora, preparamos uma galeria especial com algumas aves da represa.

Você não pode deixar de conferir!

Direitos autorais: Alexas_Fotos

bottom of page